Leitura: GN. 2:17; 3:4; JO. 8:44; LC. 4:5,6; 1 JO. 5:19; EF. 2:2,3; CL. 1:13; RM. 6:3,4
Desde o momento em que DEUS criou a Terra e a entregou ao homem para que este a dominasse, o desejo do Criador era que a Terra fosse colonizada por Seus filhos, por homens e mulheres com a vida Divina em seu interior, por uma “semente de piedosos” (ML. 2:15).
Tudo estava bem nos primórdios da humanidade, até que o “pai da mentira” entrasse no Jardim do Éden e enganasse Eva (GN. 3:4; 2 CO. 11:4; JO. 8:44).
A partir daquele momento, ao escolher acreditar na mentira de satanás nos lábios de Eva (GN. 3:17), Adão entregou o governo do mundo ao Diabo, conforme LC. 4:5,6, por isso a Palavra de DEUS nos afirma que “o mundo todo jaz no maligno” (1 JO. 5:19).
Uma vez que todo o mundo jaz no maligno, deve-se esperar que o governante desse mundo odeie os cristãos, pois estes têm um Rei que virá e tirará o governo das mãos do usurpador; sim, JESUS já tem “despojado” o príncipe desde mundo, pois cada indivíduo que nasce de novo é um prisioneiro de satanás que é liberto.
Podemos dizer que após a queda do homem no Éden, o diabo criou uma “matriz”, um sistema ilusório organizado, que ilude, seduz e aprisiona a humanidade sem que esta se dê conta.
As ilusões e mentiras de satanás são como o canto das sereias que enfeitiçam os marinheiros e os atraem para a destruição de suas naus e para a morte certa.
Assim o príncipe deste mundo (João 12:31) tem enfeitiçado as pessoas, levando-as a gastar seus recursos e energia em busca de coisas que as mantém ocupadas a tal ponto que não têm tempo para buscar o Reino dos céus; pois acabam tão envolvidas com o trabalho, com os estudos e com o lazer, que praticamente só lhes sobra um mínimo de tempo para descansar.
O trabalho, que é para ser um instrumento através do qual o Reino de DEUS deva se tornar conhecido, tornou-se para as pessoas em uma masmorra onde, acorrentados à tempo e rotina, buscam conquistar sua satisfação pessoal ganhando mais dinheiro para poder adquirir bens e conforto pessoal.
Os estudos, cujo foco deveria ser conhecer a DEUS mais profundamente, e à Sua Palavra, fazendo o homem mais humilde, têm se tornado uma das principais causas da apostasia e do naufrágio na fé de muitos, pois que as instituições acadêmicas, como tudo o que é regido pelo diabo, têm desenvolvido uma forma de distanciar as pessoas de DEUS, levando-as a obter o conhecimento como um fim em si mesmo, e não como um meio para buscar a DEUS, que é a fonte mor de qualquer conhecimento. Assim, a ciência, em nossos dias, tem se tornado antagônica à fé, pois é desenvolvida sob a influência do pai da mentira.
Finalmente, os próprios passa-tempos, o lazer em suas múltiplas expressões, tem desenvolvido temas diversificados mas que, sutilmente, estão absorvendo a mente das pessoas e deixando-as incapazes de raciocinar e de perceber a nocividade das mentiras em forma até mesmo de lazer.
A Palavra de DEUS é muitíssimo clara ao nos ensinar sobre o caráter e nocividade da mentira…
Em AP. 22:15 e 21:27 a Bíblia afirma que todo aquele que “ama e pratica a mentira” não poderá entrar na “Cidade Santa”…
Em JO. 8:44 JESUS identifica a mentira como tendo origem no diabo. E em 1 JO. 2:21 a Palavra de DEUS nos diz que “nenhuma mentira vem da verdade”.
A primeira mentira dita por satanás fez com que Eva duvidasse (não cresse) na Palavra de DEUS e levasse o próprio Adão a não crer. Como consequência, ambos perderam (foram destituídos de) a glória de DEUS, foram repreendidos pelo Criador e expulsos do Jardim do Éden.
(GN; 2:17; 3:4, 6, 17, 23; RM. 3:23; 5:12).
A partir daquele momento, instaurou-se entre os homens o domínio da mentira. É interessante percebermos, ao longo da história humana, o quanto o diabo tem desenvolvido a mentira e, por meio dela, levado cativa a humanidade:
-
90% da programação televisiva gira em torno da mentira, quer seja nos filmes, séries ou novelas, para o público juvenil e adulto, quer seja nos desenhos animados, voltados para as crianças;
-
Os jogos de tabuleiro, que são um ótimo exercício mnemônico (mental), deram lugar aos vídeo-games e à um sem número de jogos eletrônicos que têm enchido a mente dos jovens com um “mundo virtual”, que nada mais é senão “uma mentira quase real”, uma ilusão que tem transformado as pessoas em verdadeiros zumbis, apáticas, sem vontade, sem discernimento e sem qualquer poder de imaginação ou criação.
-
Cada vez mais as pessoas estão entrando no espaço “virtual” e se ausentando do mundo “real”, ignorando de todo o mundo espiritual.
Você consegue perceber aqui o império, o domínio da mentira?
No mundo profissional, admite-se a mentira, desde que “dê lucro”, e que “não cause nenhum dano permanente no próximo”. No comércio, a mentira sempre está presentem assim como no meio da política praticada no Brasil e no mundo.
Aliás, é quase impossível não ver a mentira como sendo a condutora das atividades humanas no mundo.
E o que dizer da “sexta-feira da paixão”? Outra grande mentira, pois pelas Escrituras é possível ver que JESUS morreu numa quarta-feira, no meio da semana, e não na sexta-feira. Veja só… Dois eventos tão importantes para a humanidade, o nascimento do Salvador, do Verbo Encarnado, e a morte e ressurreição de JESUS… Deturpados pelo pai da mentira, que mudou totalmente os eventos, ofereceu à humanidade e esta abraçou suas mentiras sem qualquer dificuldade. Assim tem sido com tantas outras coisas.
A humanidade é, pois, prisioneira da mentira e jaz em seu império. Mas há uma esperança:
“… E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”
João 8:32
Busque conhecer o Evangelho do Reino de DEUS! Creia nELE! Se arrependa! Seja batizado (imerso) em Nome de JESUS CRISTO, e seja transportado do reino das trevas e da mentira, para o Reino da Luz (CL. 1:13; RM. 6:3,4)