Sim a Matemática é Para Todos (Parte II)

SIM, A MATEMÁTICA É PARA TODOS (PARTE II)

       Há uma máxima entre muitas pessoas, inclusive estudiosos, de que “a matemática não é para todos”. Isto porque, de uma forma geral, de fato, na maioria das instituições de ensino ─ do ensino fundamental até as universidades ─ são poucos os que apreciam esta disciplina que já tem um nome, digamos, “malfadado”: má temática, ou seja, um tema ruim ou difícil.

       Entretanto, o propósito deste artigo é animar aqueles para os quais, até hoje, a matemática era um “mal necessário”, ou algo que, obrigatória e tristemente precisamos aprender.

       É preciso que compreendamos que, de fato, a matemática só é ruim porque, de uma forma geral, nas instituições de ensino, ela não é trabalhada dentro do contexto dos estudantes, e porque nas aulas não é respeitada a velocidade e a maturidade cognitiva de cada estudante.

       Aulas são dadas partindo-se do princípio que “todos aprendem da mesma forma, na mesma velocidade”, e isto está longe de ser verdade.

       Cada indivíduo aprende de uma forma, com uma velocidade… Cada um desenvolve-se cognitivamente de forma diversa do outro.

       Ensinar o mesmo conteúdo, da mesma forma para uma sala com dezenas de estudantes, é ofender a intividualidade de cada um, é dar um “ensino em massa” ignorando-lhes as formações, os contextos, e uma série de outras peculiaridades de cada indivíduo.LogoMatViva

       Por isso, após anos de observação, vendo que as instituições de ensino, de um modo geral, acabam sempre deixando lacunas na mente dos alunos quanto à aprendizagem matemática, foi desenvolvida uma metodologia exclusiva, que respeita a velocidade e a maturidade cognitiva de cada aluno, e foram desenvolvidos os cursos de Matemática Viva HS, abrangendo crianças de 5 até 11 anos de idade. Contextualizando a matemática dentro de seu dia a dia, de forma que a aprendizagem deixa de ser monótona, cansativa, para se tornar algo “vivo” na vida de nossos estudantes.

        Temos comprovado, através de nossos cursos, que a matemática é, de fato, para todos. Claro, nem todos aprendem da mesma forma, na mesma velocidade, porém, todos aprendem. E aqui, nossos alunos perdem o medo da matemática, porque ela os impulsiona e estimula a uma aprendizagem divertida, intuitiva, lúdica e também eficaz.

        Conheça nossos cursos! Você mudará totalmente seu conceito sobre a matemática:
https://www.matematicavivahs.com.br

 

Print Friendly, PDF & Email
Anúncios

Sobre Carlos Bächtold

Professor pós-graduado, profeta, pai, blogueiro, escritor. Atua na rede pública de educação como professor de informática. Atuando há mais de 30 anos na área da Tecnologia da Informação, desenvolveu vários trabalhos que podem ser encontrados na internet. Casado com Adriana Bahiense Scansetti Bächtold, com quem tem dois filhos: Daniel e Débora.
Esta entrada foi publicada em Artigo, Depoimentos, POST e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.